Dicas De Uso

 

Conservação de Bateria Automotiva

Dicas da FAST BATERIAS para Conservação e Manutenção de sua Bateria Automotiva

Dica#1

Muitos motoristas desconhecem que a Bateria Automotiva requer cuidados especiais. Constituída basicamente de placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico dentro de uma caixa plástica, a bateria nada mais é que uma fonte acumulativa de energia.

Dica#2

Especialistas atentam para o uso de acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – e são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by. Antes de instalar novos acessórios, deve-se verificar a capacidade máxima da bateria em uso. Sistemas de som potentes, por exemplo, consomem mais energia e, pode ser preciso optar por peças que tenham maior capacidade.

Dica#3

Frente do rádio também deve ser removida para evitar desgaste da bateria. No caso dos rádios, uma dica simples que também ajuda a evitar o desgaste é retirar a frente destacável (para os modelos que a possuem) do aparelho sempre que sair do veículo.

Dica#4

Para o caso das baterias arriadas, há alguns sistemas de rádio que necessitam de codificação para voltar a funcionar e as concessionárias cobram caro pelo serviço. Por isso a consulta ao manual do proprietário é primordial. “Antes de iniciar qualquer serviço como “chupeta” (ligação direta entre bateria arriada e uma auxiliar), leia antes o manual do veículo. Isso porque, em alguns casos, pode se causar um dano significativo no sistema elétrico do veículo, além de ter um gasto extra.

 

Dica#5

Luz interna acesa também contribui para descarga da bateria. Esta descarga pode ser provocada quando se deixa a iluminação interna acesa sem interrupção.

Dica#6

Carros parados também consomem energia da bateria. Mas para aqueles que usam o carro esporadicamente a recomendação é desligar os terminais dos cabos das baterias, a fim de evitar a descarga precoce da bateria.

Dica#7

Sempre dê partidas curtas, entre 3 e 6 segundos. Nunca deixar as luzes dos faróis acesos, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.

Dica#8

Alternador em ordem também ajuda a manter a durabilidade da bateria. Através destas ferramentas, o técnico avaliará se o problema está realmente na bateria ou no alternador, componente responsável por transformar a energia mecânica em elétrica, através da corrente alternada induzida por campo magnético. Periodicamente leve seu veículo em uma oficina especializada para verificar o alternador pois ele é o responsável por fornecer a corrente necessária aos acessórios elétricos e manter a carga da bateria em ordem.

Dica#9

A manutenção preventiva sempre garante o bom funcionamento da parte elétrica do seu veículo. Verifique sempre se a Bateria tem característica de exposição à sobrecarga, como: caixa estufada nível de eletrólito baixo, etiquetas escurecidas ou com peso diferente do seu normal. Baterias com estas características devem ser substituídas o mais rápido possível.

Encontre as melhores marcas de Baterias Automotivas na Fast Baterias.

 

Selos

Fast Baterias - CNPJ: 32.669.844/0001-16 © Todos os direitos reservados. 2020